Alberto Baraya

Eu adoro qualquer coisa parcida com desenho científico, acho chic!

Bom de ver… e o  Baraya está numa exposição solo na Nara Roesler em São Paulo. (Março 2010)

SOBRE OS TRABALHOS (FONTE: SITE NARA ROESLER) : Em seu projeto Herbário de plantas artificiales, o artista decidiu adotar o papel de um naturalista botânico, parodiando seu saber e se apropriando de seus métodos, como explica o curador José Roca. “Iniciou a sua coleção de botânica artificial no Marrocos e dessa primeira expedição resultou uma série de plantas e a constatação do grau universal de penetração dessa particular natureza não natural”, comenta o curador.
O seguinte passo foi ampliar a base de coletores, espalhar a função para abranger mais territórios. Baraya imprimiu folhetos em que fornecia um endereço de correio, convidando a quem estivesse interessado a lhe enviar plantas artificiais para seu Herbário. Muitas dessas plantas foram também retiradas de restaurantes, salas e casas de conhecidos fazendo uma analogia ao ato de “colecionar” praticado pelos colonizadores.
Segundo Roca, o projeto Herbário de Plantas Artificiais teve desdobramentos que vão desde o temático até o formal, com o objetivo de analisar criticamente a figura do naturalista botânico e ao mesmo tempo escapar de sua rede. “Por último, o projeto de Baraya não é sobre a botânica: é, antes de mais nada, uma reflexão sobre o poder, o intento de controlar o mundo através do ato de nomeá-lo e classificá-lo”, completa.

Uma resposta para “Alberto Baraya

  1. bem legal a arte dele…
    mas acho q o termo certo seria plantas permanentes não acha?😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s